Resenha Avesso do Caos - Livro "A Mágica da Arrumação"

21:19


Olá minha gente! Hoje o ResenhaAvessoDoCaos vai falar sobre o livro sensação do momento na área de organização: A mágica da Arrumação - Marie Kondo. O livro é um sucesso mundial, mais vendido na lista do New York Times e da Amazon, mais de 2 milhões de cópias. A autora é hoje vista como "Guru mundial da Organização" e foi eleita pela Time uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. 

Com uma introdução dessas tem que ler né? E tem mesmo! A leitura é fácil, as dicas são simples e vale muito a pena se você conseguir aplicar. O que mais gosto no livro é o princípio de criar uma conexão emocional com suas coisas e manter apenas o que te faz feliz. O descarte aliás é o foco do método de organização que o livro propõe e ao meu ver o descarte é mesmo o primeiro e maior passo em qualquer projeto de organização. 

 Uma coisa legal que ela fala é que arrumar a casa é divertido, no que eu super concordo! Segundo ela "colocar a casa em ordem é a magia que cria uma vida vibrante e feliz", olha que legal! Então, se você está procurando um guia pra te ajudar nesse processo esse livro pode ser a sua escolha. 

Agora, deixa eu colocar o dedo na ferida e analisar criticamente o método um pouquinho. Pra começar, achei a postura dela um pouco radical. Ela introduz regras bem definidas e não está aberta a negociação. Mas isso nem quero julgar muito pois acredito ter um pouco de cultural uma vez que no Japão a disciplina é de fato muito importante. Quero mesmo é comentar alguns pontos do livro que eu não concordo completamente: 

  •  "Arrume tudo de uma vez só" e "Busque a perfeição sim". Esse ponto eu discordo. Para mim o mais importante é se comprometer e fazer o melhor que você pode sempre. Surreal achar que dá para desentulhar e organizar uma casa inteira toda de uma vez. Vamos lá, parar a vida uma semana?! Nos dias de hoje não faz o menor sentido! 
  • Sobre livros ainda não lidos: "Algum dia é igual a Nunca". A mulher quer que eu me desfaça dos livros que eu ainda não li! Ok, vamos lá, tem livro não lido que de fato a gente sabe que tá la na estante só juntando poeira (esses descarte, please! Dá de presente pra alguém que você gosta fazer bom uso), mas a maioria (pelo menos no meu caso) a gente acaba lendo sim. Livros são minhas paixões, então nesse ponto ai ela não me convenceu. 
  • "Não há necessidade de itens especiais de organização". Ok que o principal da organização não é a caixa, colmeia ou prateleira onde você guarda as coisas e sim o método. Mas vamos combinar que qualquer ajuda é bem vinda e que a beleza ajuda a dar graça ao ambiente?! Acho que se for pra ajudar a embelezar e dar praticidade tá valendo! Então sou super a favor dos objetos especiais para organização, sem exageros, na medida certa. Reutilizando sempre que possível (sustentabilidade, eu apoio).  
No mais, acho que ela não falou nada muito diferente do que os apaixonados por organização e profissionais da área já sabem. E você o que achou? Comenta aqui!

Fonte da imagem: http://www.kalinkacarvalho.com.br/

You Might Also Like

4 comentários

  1. Aí gente td que é radical eu estou saindo fora rsrs. Não li o livro ainda, acho até que pelo fato de ter escutado esses comentários de que tudo segue um padrão. Eu faço aquilo que dá pra fazer e com perfeição na medida do possível e também acho que os acessórios são excelentes aliados na organização. Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, nada radical demais costuma ser bom. Por isso, talvez não devamos ser radicais também em julgar o livro. hehehhe Talvez seja interessante ler pra ver o que você acha. Sou da opinião de que uma leitura sempre engrandece, nem que seja para confirmar o pre-conceito. Leia com a cabeça aberta, tem muita coisa interessante por lá também como eu falei no post. Depois me conta! :*

      Excluir
  2. Discordo com algumas colocações suas. Limpar tudo de uma vez? Perfeito! Não dá pra organizar a comoda num dia, o armário sei lá quando. De uma vez sim por cômodo! Desfazer dos livros? Por que não? Para saber quais, lembra da pergunta "esse me faz feliz?" Aliás essa é uma pergunta crucial. Se pensarmos nisso sempre ajudaria um bocado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mel! Fico contente com sua visita e comentário. Que bom que funciona pra você dá forma como ela coloca. Eu, como profissional de organização, percebo que não funciona com todo mundo. Todo método ajuda, e cabe a cada um decidir qual a sua maneira. 😉

      Excluir

Sou associada ANPOP